FERNAND OURY (1920-1996):

Professor formado nos métodos de Célestin Freinet, foi confrontado com crianças difíceis fora do meio “rural” do seu professor. Retoma as técnicas de Freinet (impressão, aconselhamento) mas, à luz da psicanálise, desenvolve uma atenção particular ao “desejo” da criança: deixar que este desejo surja, se estruture, se desenvolva ao longo do tempo e se integre num grupo. Os dispositivos que propôs permitiram às crianças “brincar” consigo próprias (dispositivo “O que é que há de novo?”), colocarem-se desafios e progredirem (cintos de judo), estabelecerem regras de vida num grupo onde cada um tem o seu lugar (o conselho), etc. A sua obra inscreve-se no quadro teórico da “pedagogia institucional”.

Entrevista áudio de Fernand Oury com Michel Amram

Entrevista áudio de Jean Oury com Danielle Sivadon

“O nosso património”, por Patrice Buxeda

Fernand Oury, por Jacques Pain

Fernand Oury, estranhamente presente..., por Philippe Meirieu

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