BRUNO CIARI (1923-1970)

Professor italiano. Nascido no seio de uma família operária, opôs-se ao fascismo e aderiu à Resistência. Depois da guerra, envolveu-se na política e estudou as teorias de Dewey e do marxismo. Mas foi sobretudo quando descobriu as práticas educativas da Ecole Nouvelle e, em particular, de Célestin Freinet, que iniciou uma experiência educativa original no âmbito da Coopérative de l'Imprimerie à l'Ecole (depois Movimento di Cooperazione Educativa, inspirado na pedagogia de Freinet). Em Bolonha, de 1966 a 1970, foi diretor das actividades educativas da Câmara Municipal e promoveu experiências de gestão social e cooperativa de jardins-de-infância, bem como as primeiras experiências de “escola a tempo inteiro”: na Itália de então, o “tempo inteiro” tornou-se rapidamente o símbolo da escola que lutava contra o insucesso escolar acolhendo todos os alunos ao longo do ano. Bruno Ciari era um defensor do “método natural”, da “tentativa e erro experimental” e da escola como primeira experiência de vida democrática. As propostas pedagógicas dos seus livros (em particular Le nuove tecniche didattiche) foram muito importantes para os professores inovadores dos anos sessenta.

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